Centro Comunitário

 

Centro Comunitário

Centro Comunitário


É uma resposta que, numa lógica territorializada, desenvolve um conjunto de serviços personalizados com o objectivo de responder às necessidades da comunidade, de forma próxima, célere e articulada com outras Entidades Públicas e Privadas. 

PERÍODO DE FUNCIONAMENTO

Aberto de segunda a sexta-feira, entre as 9h00m e as 18h, ou noutro horário em situação de emergência social.

DESTINATÁRIOS

- Pessoas vítimas de violência familiar – mulheres e homens.
- Idosos isolados e vítimas de violência e negligência.
- Crianças e adolescentes vítimas ou em perigo de maus tratos e negligência.
- Pessoas e famílias em risco de exclusão social.
- Beneficiário do Rendimento Social de Inserção e Ação Social.
- Adolescentes em situação de crise.
- Famílias com crianças com problemas de comportamento ou emocionais específicos.
- Grávidas adolescentes e respetiva família.
- Comunidade em geral – Crianças, adolescentes, adultos e idosos.

SERVIÇOS

Ajuda Alimentar – o âmbito do Fundo Europeu de Auxílio às pessoas mais Carenciadas, a Instituição apoia famílias carenciadas da freguesia de Buarcos, através da distribuição de bens alimentares.

Serviço de Psicologia  Consulta e avaliação psicológica a crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Orientação escolar e profissional.

Gabinete de apoio à vítima de Violência Doméstica - acompanhamento e avaliação das condições de mudança dos sistemas que envolvem a vítima na família.

Gabinete de apoio ao beneficiário do rendimento social de inserção – Acompanha famílias no âmbito do seu contrato de inserção, promovendo a aquisição de competências pessoais, profissionais e sociais e especificamente trabalhando as competências de organização doméstica aos níveis da gestão habitacional e gestão de conflitos.

Gabinete de Apoio ao idoso, assegura à pessoa idosa a satisfação de necessidades básicas de ordem psicossocial, material e física, numa lógica de intervenção social gerontologica, através do atendimento em gabinete, visitas domiciliárias ou ações/worshops.

Gabinete da apoio à família – Formação parental, promovendo a parentalidade positiva junto dos elementos da família, trabalhando atitudes positivas em relação à educação das crianças e jovens, apoiando-as na gestão de dificuldades familiares.

Ciclos de Formação – Desenvolvido de forma contínua, ao longo de todo o ano, este ciclo tem como finalidade promover as competências pessoais, sociais e profissionais de pessoas em situação de risco social, sendo abordados diversos temas.

Estudos – diagnóstico, epidemiológico e sociológico, Realiza estudos no sentido de conhecer para melhor intervir, de forma ajustada às diferentes realidades dos lugares desta freguesia, permitindo uma planificação adequada, bem como a actualização das problemáticas existentes, proporcionando a avaliação da intervenção realizada a médio e longo prazo.

Gabinete de apoio jurídico a carenciados. Destina-se a pessoas carenciadas, tendo acesso à consulta jurídica, para que, de forma informada, possam tomar as decisões mais adequadas relativamente às dúvidas jurídicas que possam ter.

Workshops dirigidos à comunidade. Desenvolve ações promotoras de igualdade de género sensibilizando a população para as problemáticas sociais emergentes.

Serviços complementares.

 

AREA DE INTERVENÇÃO GEOGRÁFICA

Figueira da Foz - freguesias de Buarcos e S. Juliao, Tavarede, Vila Verde, Brenha, Quiaios, Moinhos da Gândara, Bom Sucesso e Ferreira a Nova.

Este serviço é gratuito